Notícias

10 . 03 . 2015

Equipe da Saúde realiza Curso de Atendimento Pré – Hospitalar Avançado Socorros e Resgates

 

Funcionários da Secretaria da Saúde e da Educação estão aptos a prestar socorro à comunidade tamandareense em casos de acidentes


Nos dias 7 e 8 de março a equipe da saúde da Unidade Básica de Saúde de Almirante Tamandaré do Sul realizou o Curso de Atendimento Pré – Hospitalar Avançado Socorros e Resgates, com a empresa Grupo S.O.S Anjos do Salvamento Cursos e Treinamentos e teve como instrutor o Diretor Especialista em socorro, Fábio Maier. O curso teve 20 horas e tiveram aulas teóricas, práticas, simulados e até atendimentos reais.

 

O curso foi oferecido para toda a equipe da administração e, em especial, para a equipe de saúde formada por médicos, graduados especialistas, técnicos em enfermagem, operador tático de emergências médicas, motoristas e demais profissionais da saúde do município. Na oportunidade participaram do curso os funcionários: Lauro Schneider, Everson Aurelio, Gilberto Rissi, Claudionor Diedrich, Suelen Renner, Letícia Barcarol, Bruna Ecker, Floraci A. Krummel, Elisandra de Oliveira, Denise Noetzold Ribeiro e Cleofa Sinn.

 

Além das aulas teóricas, houve também as aulas práticas como a abordagem às vítimas acidentadas, técnicas de estabilização cervical, imobilização de fraturas, socorro de vítima em pé, procedimento de maca ao chão, KED adulto e para RN em estabilização, vítima de atropelamento em baixo do carro, chave de Hauteck, Anaconda, práticas de PCR e RCP, rolamento em caso de acidente de moto, retirada de capacete, estricção de vítima presa nas ferragens, ente outras.

 

Segundo o Diretor Especialista em socorro, Fábio Maier,foi um grande prazer trabalhar em Almirante Tamandaré do Sul. Ele enaltece que a comunidade é presenteada com uma equipe qualificada. “Sinto-me lisonjeado ao treinar está equipe. Ministramos um grande curso de atendimento pré-hospitalar avançado, socorro e resgates ao qual qualifica, capacita e autoriza o profissional a atuar em acidentes e quadros clínicos. Fiquei muito feliz ao ver a integração entre os participantes, os quais mostraram profissionalismo”, salienta.

 

Fabio ainda explica que os protocolos usados nos dois dias de curso têm diretrizes da Aha American Heart Associoatin Americana e da Associação Americana do Coração. “Utilizamos destas diretrizes para proporcionar um atendimento de qualidade e digno para a vítima que está necessitando de atendimento. Este curso veio somar muito, tanto para nós da empresa quanto aos participantes que desempenharam as funções corretamente”.

 

O curso não beneficiará somente a população tamandareense, mas sim e muito, os próprios participantes da equipe ao aderirem conhecimento que poucos conseguem ter que é o de salvar vidas. “Sinto-me feliz em atender esse pedido da Prefeitura de Almirante Tamandaré do Sul, pois hoje a equipe está pronta para o atendimento. Quem ganha com tudo isso é a população do município”, diz, alertando a comunidade que em caso de acidente, até a chegada do socorro não se deve tocar na vítima. Ele esclarece que “a primeira atitude é acionar a equipe de saúde do município, a qual tem uma equipe pronta. Alerto que não se pode tocar na vítima, pois as responsabilidades das seqüelas e o prognóstico vai ser de quem prestou socorro”, conclui.

 

Além dos funcionários da saúde, três professores da rede municipal de ensino realizaram o curso para melhor qualificação junto às escolas, em caso de acidente com crianças no horário letivo.