15 . 06 . 2015

7ª Conferência Municipal de Saúde e Assistência Social tem como tema principal o Suas e SUS

A Secretaria Municipal de Saúde, Habitação e Assistência Social de Almirante Tamandaré do Sul esteve realizando na quarta-feira (10) a 7ª Conferência Municipal de Saúde e Assistência Social no Pavilhão Comunitário do distrito de Vila Seca. Estiveram presentes, a secretária de Saúde, Habitação e Assistência Social, Carine Bernardi, prefeito, Valdeci Gomes da Silva, representante do Poder Legislativo, Daiane Kolling, e demais representantes dos setores.

Pela parte da manhã foi realizada a Conferência da Assistência Social com o tema “Consolidar o Suas de vez ruma a 2026”, onde a assistente social, Vera Bennemann, e a coordenadora do Centro de Referência e Assistencial Social (CRAS), Márcia Reisdörfer, explanaram sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e coordenaram os trabalhos dividindo os participantes em 3 grupos para realizar debates e propor ações de fortalecimento deste Sistema.

Já na parte da tarde teve a Conferência da Saúde com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: um direito do povo brasileiro”. Após a abertura pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marli Erlo, houve a palestra com a consultora, Rita de Cássia Venturini, que trabalhou com as demandas do Serviço Único de Saúde (SUS), com o tema “O SUS que temos e o SUS que queremos”. Formaram-se  4 grupos para debate e também propor algumas ações que serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde, que irá se realizar em setembro.

A secretária de Saúde, Habitação e Assistência Social, Carine Bernardi, salientou da importância das equipes se juntarem com a comunidade para dialogar sobre os Sistemas, tanto o Suas como o SUS. “O esclarecimento para a população dos serviços que hoje prestamos na Unidade e nos postos do interior também foram pauta da reunião, lembrando que o município é conveniado com esses programas. Agradeço os participantes das conferências e estamos à disposição para sempre dar o melhor para as nossas comunidades”, disse Carine.

Mais de 80 pessoas participaram das conferências. Ainda foram escolhidas, tanto da saúde como da assistência social, os novos delegados que irão para as conferencias estaduais levar as demandas sugeridas.

Os participantes puderam desfrutar de um ótimo café da manhã, do almoço e do café da tarte. Houve ainda atividades físicas coordenadas pela funcionária do CRAS, Leni Lui.