18 . 11 . 2015

Representantes da Assistência Social Municipal participam do CapacitaSuas

Almirante Tamandaré do Sul através da Secretaria Municipal de Assistência Social oportunizou, às assistentes sociais Vera Bennemann e Silvia de Souza juntamente com a coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Márcia Reisdoerfer, a participarem do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social –CapacitaSuas, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome do Governo Federal. A capacitação aconteceu em Porto Alegre, junto ao Hotel Continental, e foi ofertada a todos os municípios do estado, com o objetivo de capacitar os gestores e profissionais da assistência social.

A técnica Vera Bennemann participou do curso de Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e implementação de ações do Plano Brasil Sem Miséria, o qual tratou à necessidade de promover atualização e alinhamento dos trabalhadores quanto as recentes normativas ocorridas no campo da Assistência Social, a fim de promover melhoria na qualidade dos serviços e benefícios ofertados à população.

A técnica Silvia de Souza participou do curso de Indicadores para Diagnóstico dos Programas do Sistema Único da Assistência Social e do Brasil sem Miséria, que capacitou para a realização de diagnósticos sobre a realidade socioeconômica e a dimensão da pobreza nos estados e municípios brasileiros, a fim de diagnosticar sua população e seu território e trabalhar na resolução de problemas existentes no município.

A coordenadora, Márcia Reisdoerfer, participou do curso Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS, cujo objetivo foi possibilitar o aprofundamento teórico e prático relativo à sistemática orçamentária brasileira e ao financiamento e controle social da Política de Assistência Social.

As participantes destacam que a capacitação é fundamental para qualificar os serviços ofertados na política de Assistência Social, segundo a coordenadora Márcia, o conhecimento adquirido em cada curso do CapacitaSUAS foi compartilhado pelos participantes com os demais profissionais do serviço, fazendo assim, uma reflexão do atual desenho do Sistema Único de Assistência Social no município.