26 . 11 . 2015

Pais e alunos em contato com a cultura indígena

As escolas municipais, Bento Gonçalves e Raimundo Nedel, juntamente com a Escola Municipal Ensino Médio Almirante Tamandaré, realizaram a viagem de estudos e conhecimentos, no dia 13 de novembro para o Museu Militar de Panambi, Museu Antropológico da UNIJUI, Santo Ângelo e São Miguel das Missões onde puderam visitar as Ruínas de São Miguel Arcanjo e assistir ao espetáculo Som e Luz.

A viagem foi uma das ações do projeto trabalhado na Escola Raimundo Nedel “Assim se formou o Rio Grande”, e também uma das ações do Projeto “Diversidade Cultural” trabalhado na escola Bento Gonçalves. A viagem ainda atendeu a exigência da Lei 11.645 de 10 de março de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.

Os alunos foram acompanhados pelos pais e professores, representando a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer acompanhou a viagem à coordenadora pedagógica, Marli Cereza. Segundo ela a viagem foi proveitosa na questão de aprendizagem tanto para os alunos como para os pais. “Qualquer um que chega diante das ruínas da antiga Igreja de São Miguel impressiona-se com a grandiosidade da construção - ainda mais quando conhece a importância histórica do local. Aqui, assim como em outras reduções jesuíticas da Argentina e do Paraguai, centenas de religiosos viveram entre os séculos 17 e 18 para catequizar os índios”, explica Marli.