Notícias

29 . 05 . 2019

Alerta para o aumento de casos de dengue no RS

O estado do Rio Grande do Sul está com 656 casos de dengue confirmados, dos mesmos 557 são autóctones (contraídos dentro do estado) e 549 ainda estão aguardando resultados. Além da Capital, o município com maior número de casos é Sarandi (Norte), com mais de 100 casos de dengue confirmados - dados estes do dia 18 de maio de 2019 – fonte https://www.cevs.rs.gov.br

Foi realizado na semana de 13 a 17 de maio o LIA (levantamento de índice para aedes) no município de Almirante Tamandaré do sul, sendo inspecionados 224 imóveis dos quais foi coletado seis amostras todas com resultados positivos para aedes aegypti.

A secretaria de saúde preocupada com a atual situação de chuvas constantes, a temperatura amena (atraso do frio) e o aumento de casos de dengue nas cidades próximas, orienta a população para que faça uso de repelentes principalmente quando visitarem os municípios vizinhos com casos confirmados.

A melhor forma de prevenção é evitar água parada, onde a fêmea do mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos. 

 

Qualquer sintoma como febre, dor no corpo, manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça, náuseas, procure a unidade de saúde mais próxima e não faça uso de medicamentos sem orientação medica.