24 . 09 . 2021

FESTEJOS FARROUPILHAS MARCAM A SEMANA DA ESCOLA MUNICIPAL BENTO GONÇALVES

Na segunda- feira (13) ocorreu a abertura da semana do gaúcho com o tema "Rancho Farroupilha da Bento “, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gnçalves, do Distrito de Linha Vitória.

Os festejos farroupilha aconteceram ao longo de toda a semana, sendo   realizadas diversas atividades , entre elas brincadeiras gauchescas com ênfase ao tiro de laço, onde o aluno Miguel Sampaio Aires explicou aos demais colegas sobre sua participação nos rodeios, a importância e o orgulho que ele tem em honrar as tradições, preparando o seu laço para que os demais colegas da escola lançasse a vaca parada;  o tradicional café de chaleira, com feijão revirado, ovos cozidos da cor da Bandeira do Rio Grande do Sul e a apresentação da Invernada pré mirim do CTG Lageanos das Coxilhas contemplado pela Lei Aldir Blanc.

A programação contou ainda com a presença do coordenador do Gaitaço, Sr. Altair Bicigo, do Patrão de Honra do CTG Lageano das Coxilhas, Sr Gervásio Barrichello, e uma homenagem especial à Sra. Cilda Barrichello, que representou o CTG na homenagem as mulheres, lembrando dos feitos de "ANITA" durante a revolução Farroupilha.

Ao longo da semana, os alunos realizaram atividades voltadas ao tradicionalismo e história do RS, assim como os alunos gaiteiros Afonso e Artur, e a violeira Luísa encantaram a todos com suas músicas.

Para a diretora da Escola, Fátima, foi uma semana especial de cultuo e engrandecimento da nossa cultura gaúcha, já que somos a terra do gaúcho e assim mantermos sempre acessa a chama da cultura gaúcha.

Autor: Graziela Moss