25 . 08 . 2015

Município escolhe demandas nas áreas de Educação, Saúde e Agricultura

A população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado, todos os anos, através da Consulta Popular. No último dia 19 de agosto as 28 Regiões do Estado votaram nas demandas de cada município, escolhidas em Audiências Públicas, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais.  Em Almirante Tamandaré do Sul foram 460 votantes, ou seja, quantidade de votantes manuais de 348 e pela internet de 112.

Os pontos de votação foram na Prefeitura Municipal, nos Postos de Saúde da sede do município e dos distritos de Rincão do Segredo e Linha Vitória, duas urnas volantes e também pela internet, pelo site da Consulta Popular.

As demandas escolhidas dentro de cada área foram:

Educação: Equipamentos e mobiliários básicos para as Escolas de Ensino Médio (independente do número de alunos), com o objetivo de qualificar e atualizar equipamentos e mobiliários básicos para as escolas da rede estadual.

Saúde: Recursos destinados à reforma e/ou à aquisição de equipamentos e mobiliários para estabelecimento assistências de Saúde (EAS), de hospitais com mais de 50 leitos.

Agricultura: Realizar a correção da acidez dos solos do estado por meio da distribuição de calcário e insumos, visando ao aumento de produtividade.

Foram eleitas também as 25 áreas prioritárias para 2016, entre elas: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Rural, Saúde, Segurança Pública e Defesa Civil, Educação básica, profissional e técnica.

Segundo a presidente do COMUDE, Renata Rockembach Eckhardt, é importante que a comunidade esteja ciente que este instrumento de participação popular não caia em desuso. “Este ano o número de participantes diminuiu comparado aos anos anteriores. No ano de 2014 foi 816 votantes, o que mostra que a população precisa interagir mais com esse programa, o qual é um diálogo entre a população e o governo, um excelente meio de exercitar a democracia”, explica. Ela ainda agradece a todos que participaram da votação.